sábado, 14 de novembro de 2015

ÁGUA, ELA VAI ACABAR?

Artigo publicado no Jornal Tribuna de Sete Lagoas no dia 07 de novembro de 2015.
Água, elemento natural, mineral, essencial à vida humana e à toda diversidade biológica do Planeta Terra. Ao contrário do que se pensava, a água é um recurso esgotável, apesar de quase dois terços de o nosso planeta ter a superfície ocupada por esse líquido tão precioso. Então surge a pergunta: “A água vai acabar no mundo?” Conforme especialistas na área ambiental a resposta é negativa. O ciclo hidrológico se renova constantemente. Mas a questão é como está sendo usados os recursos hídricos que possui o planeta e qual sua qualidade? 

                        Em todo o planeta 97% da água é salgada, ou seja, estão nos mares e oceanos. E os outros 3% de água doce estão na sua maior parte em geleiras, sobrando pouca porcentagem para os seres humanos usufruírem dos lagos e rios. Dessa pequena porção, quase 80% dela é usada pela agricultura e indústria. O que sobra disso é o que usamos para o nosso consumo.

                        Porém, o fator mais preocupante nessa questão é quanto à qualidade da água e a conservação de suas fontes. O que muito se vê nos grandes centros urbanos, hoje em dia, são rios, córregos e lagoas poluídos e contaminados. E água poluída é diferente de água contaminada. A primeira tem seu odor, gosto e cor alterados, além de perder seus sais minerais. A segunda contém elementos pesados, como radioativos e elementos bastante nocivos à saúde dos seres vivos.

                        Estamos vivendo atualmente períodos constantes de estiagem e seca, o que compromete grandemente os reservatórios das companhias de água e esgoto, que servem para abastecer à população nas cidades. A explicação para essa falta de chuvas no nosso país, que possui a maior porcentagem de água doce do mundo, revela-se em diversos fatores. Dentre eles, está o desmatamento clandestino e desordenado, principalmente na Amazônia; a falta de políticas para conservação das nascentes dos rios e da mata ciliar de seu manancial; a falta de uma constante campanha de conscientização da população para o uso racional da água; a falta de uma concreta política mundial de conservação do meio ambiente e controle dos meios de poluição.

                        Além desses fatores, existem ainda outros fatores que contribuem para o descontrole climático, causando grandes desastres ambientais em todo o nosso planeta. Diante dessa realidade, resta-nos fazer e ser parte daqueles que acreditam na recuperação ambiental do Planeta Terra. Para isso devemos buscar alternativas para o uso inteligente da água; denunciar atitudes que prejudicam o ciclo hidrográfico, como jogar lixo nas ruas e rios, lavar calçadas com mangueiras, desmatar áreas de preservação, indústrias que despejam dejetos nos rios; apoiar e fiscalizar projetos para conservação de recursos hídricos em seu município, entre outros. 
                        Enfim, lutar pela quantidade e qualidade da água começa por cada um de nós. Não é só obrigação da prefeitura e do governo. Recebemos de herança de nossos antepassados, rios caudalosos, com águas cristalinas e estações bem definidas. Não vamos deixar para os nossos netos rios mortos, com águas poluídas e estações descontroladas. Vamos arregaçar as mangas e lutar pela água, pela nossa vida!

Paulo Roberto de Sousa Moraes – escritor – paulosmoraes1000@gmail.com

2 comentários:

  1. Fico feliz em ver uma iniciativa tão relevante de um assunto em pauta em nossos dias, abordado de uma forma clara e simples, comprensível a todos!
    Parabéns Paulo por sua contribuição e conciêntização a preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário! A humanidade parece estar doente. E julgo que, de uma simples gripe passou para uma pneumonia crônica. Precisamos de seres humanos comprometidos com a nossa raça: humana.
    E precisamos de sair das palavras, das ideias, dos planos, para chegar as ações, as lutas, as concretizações.
    Depois me diga porque "conversas ao pé do fogão"?
    Abraços!

    ResponderExcluir